Aprenda a fazer Coalhada

 

Hoje é quarta-feria, dia de receita.

Para quem não sabe eu tenho descendência egípcia e, para completar minha sogra é libanesa nata, com isso na minha casa e na casa dos meus familiares sempre tem alguma comida árabe: quibe, mijadra, pão árabe, charuto de repolho, etc.

Quando vou na casa da minha sogra ela faz coalhada para o café da manhã e fica parecendo um iogurte de tão durinha e cremosa, é uma delícia (perdi umas 4 receitas até que a minha ficasse assim, rsrs).

Eu costumo comer com mel (mega gordinha né rsrs) ou adoçante. Já a minha mãe come com pepino, e meu marido come misturada com a comida mesmo: quibe, mijadra, tabule, etc…. que também fica uma delícia.

Depois que a minha sogra me ensinou a fazer, quase toda semana eu preparo em casa. É tão fácil, leve e geladinha que agora no verão cai muito bem pois, além de nutritiva é muito saudável e leve.

Resolvi postar a receita aqui.

Vamos aos ingredientes:

1 litro de leite integral

1 potinho de iogurte natural.

Obs.: notem que o iogurte não pode ser light, ele tem que ser de consistência firme, caso contrário a coalhada ficará mole demais. Tirei foto dos dois iogurtes que uso, tem a venda no mercado, qualquer um dos dois pode ser usado natural ou para coalhada.

clip_image001

Modo de fazer:

Em uma leiteira coloque o leite para ferver, fique de olho e assim que levantar fervura, desligue.

clip_image002

Deixe o leite lá e somente quando você conseguir colocar o dedinho e contar até 10 sem queimar seu dedo, despeje todo leite em um refratário redondo (o segredo da coalhada está aí, o leite não pode estar muito quente, nem morno).

Em seguida pegue o iogurte e com auxilio de uma faca bata ele no próprio pote e logo misture com o leite no refratário.

clip_image003

Mexa um pouquinho com o auxilio da mesma faca, tampe com papel filme ou com a tampa, se o refratário tiver, enrole em um pano de prato e em seguida em um cobertor.

clip_image004

Coloque em um lugar quente e abafado, tipo dentro do microondas, do forno ou dentro da dispensa, o importante é ficar bem abafado.

Faça esta receita preferencialmente a noite, assim no dia seguinte ao acordar você desenrola ele e coloca na geladeira.

Depois de 3 horas de geladeira está pronta sua coalhada.

 

001

 

E aí, quem vai testar esta receita ?

Gente não deu tempo de eu tirar uma foto mais bonita, com a mesa arrumada e tal… ficarei devendo.

Me mandem recadinhos, quero saber o resultado.

bjinhos

44 pensamentos sobre “Aprenda a fazer Coalhada

    • Fla,
      Se você colocar leite desnatado ficará muito ralo e eu não sei se dará certo, tenho receito de que fique aguada, e não com uma consistência mais firme.
      Eu já fiz com leite semi desnatado, e até que ficou boa, mas a consistência não fica igual ao com leite integral.
      Tenta fazer e depois me conte como ficou, quero saber.
      bjinhos

      • Posso usar a própria coalhada como isca para fazer uma outra receita ?

      • Ola, bom dia!
        Vc pode usar sim a coalhada que tem para fazer uma nova.
        Depois me conta se ficou durinha.
        Boa sorte!

  1. Nossa Mi, quando vi essa parte do cobertor achei que vc estava de brincadeira!!
    Nem imaginava que era assim que fazia. Será que eu consigo fazer essa receita??? Vou tentar….

    bjussss

    • Lógico que consegui sim Cá!
      Pode ser que da primeira vez não fique tão cremoso, parecendo um iogurte mas vc vai tentando que consegue…
      Tenta fazer e se algo der errado, me liga…
      bjinhos e boa sorte!

  2. michelle, que delicia. lembrei da minha mãe, que não tinha descendencia arabe mas aprendeu a fazer desse modo. tenho preguiça, mas depois da dica vou fazer em casa, mto mais saudavel.bjos, aguardo novas receitas

  3. Pingback: Iogurte para o café da manhã | Diário da Micha

  4. Vou tentar fazer, toda vez que eu faço fica mole e eu não gosto vou tentar fazer desse modo e ver se fica firme

  5. tentei fazer ontem deu certo, mas demorou mais q o previsto.Cerca de mais de 12 horas coloquei na despensa enrrolada com papel jornal , pano de prato e dentro de uma caixa de papelao.Nao usei iogurte natural e sim uma coalhada ja pronta q compra no mercantil.Deu certo Agora pretendo testar com leite desnatado sera se dar pra fazer?

    • Olá Fernanda, primeiramente obrigada por acessar o blog e comentar.
      Que bom que deu certo, fico feliz !!!
      Com relação a sua pergunta eu já tentei fazer com leite semi e desnatado, porém infelizmente não ficou com a mesma consistência do que com leite integral. Ela fica bem mais mole, e daí tive que secá-la.
      Bjão

  6. Adoro coalhada árabe. Tenho um amigo libanês de infância, sua mãe, libanesa, era exímia não só na coalhada mas com toda comida árabe, Vou tentar fazer a sua, tenho certeza que vou lembrar da dona Nadima. Abçs.

  7. Sabe, nunca vi ninguém aqui fazer coalhada sem o tal iogurte. Será possível? Ou, a coalhada é um subproduto do iogurte?

    • Olá Jurah
      Então, o iogurte serve para dar a consistência na coalhada, por isso não pode ser desnatado.
      O que pode ser feito para substituir o iogurte é colocar um pouco da própria coalhada no leite, ao invés do iogurte, assim você obterá a mesma consistência.
      Obrigada por comentar.

  8. Micha, fiz a coalhada, segui todos os seus passos e ficou ótima, uma delícia mesmo. Só o leite que deixei esfriar demais, mas ainda estava morno. Tive que sair e quando voltei já tinha passado do ponto, nem fiz o teste do dedinho. Ah, fiz com leite semidesnatado e achei a consistência boa, não ficou durinha, mas também não ficou mole, talvez seja por conta do leite ter esfriado muito. Amanhã vou fazer de novo. Uma pergunta, posso fazer outra coalhada a partir dessa que eu fiz, usando o recipiente da outra como medida? Valeu. Beijão prá voce.

    • Olá Nilson
      Bom dia!
      Que legal que deu certo a coalhada :-) Ela não ficou durinha pois o leite é semidesnatado, se fizer com integral ela ficará durinha.
      Com relação a sua pergunta, pode sim fazer outra coalhada a partir desta.
      Depois me conta como ficou.
      Obrigada por comentar aqui, bjos

  9. Micha, não deu tempo de esperar sua resposta pois minha coalhada estava acabando. Usei a própria coalhada com o recipiente da que comprei no super mercado, como voce me respondeu depois. Desta vez o leite ficou na temperatura certa (teste do dedinho, simples e eficiente) e o resultado foi excelente: ficou um pouco mais consistente e ainda mais gostosa. O leite continua sendo o semidesnatado por causa do meu colesterol e triglicérides que estou combatendo. Notei que desta vez criou mais soro, como as coalhadas que eu conhecia quando era criança, para mim isso é como um atestado de autenticidade. Estou muito feliz por ter conseguido. Você é demais, Micha! Muito obrigado pela atenção. Bjos.

    • Olá Nilson, bom dia!
      Poxa que legal que você conseguiu e dividiu isso comigo aqui no blog.
      Fico muito feliz !!!
      Obrigada !!!
      Bom final de semana e bom apetite rsrs, bjos

  10. Olá, adoro coalhada, vou testar a sua!!!
    Mais quando eu faço eu acrescento 2 colheres de leite em pó, coloco em uma vasilha de vidro com tampa e depois dentro de uma caixa térmica, deixo por 6 horas e se quiser mais consistente deixo 8 horas. Fica muito bom!!! Acho a dica da caixa térmica legal, pois do jeito que sou desastrada se fosse usar o cobertor ia ser uma verdadeira bagunça na minha cozinha, rsrsrsr. Beijoss e sucesso!!!

  11. tenho esteotose por isso só posso tomar coalhada desnatada.Como conseguir uma consistecia melhor?As da vale dourada sao ótimas porém para consumo diaria fica caro.grata.

    • Olá Tereza, boa tarde.
      Realmente faznedo com leite desnatado a consistência não é das melhores. Tente colocar 2 potinhos de yogurte consistência firme ou mesmo próprio para coalhada. Se você usar o yogurte desnatado, acho que não resolvera.
      De qualquer forma, você pode também secar a coalhada, caso não fique durinha, assim, não perde os ingredientes.
      Espero ter ajudado.

    • Oi Bruna
      realmente com este tempo era para ela já ter endurecido.
      O tempo, se tiver mto calor, pode influenciar na consistência da coalhada, coloque um pouco na geladeira…
      qqq cosia me avisa, bjos e boa sorte!

  12. Micha, minhas últimas coalhadas não ficaram boas. Acho que o leite deve estar com algum problema pois não mudei de marca. A coalhada fica consistente, mas sem soro e parecendo uma gelatina. Quando a gente pega com a colher fica uma coisa nojenta, parece aquela baba de quiabo e o sabor então tá muito longe do que era. As últimas 3 vezes que fiz ficaram desse jeito tanto com leite semi desnatado quanto com o integral. Prá mim, é o leite mesmo. Vou tentar mais uma vez com outra marca de leite, mas, se vc tiver alguma solução prá isso, por favor, me avise. Abraços. Nilson

    • Olá Nilson
      Acredito que realmente seja o leite ou o yogurte que esta usando.
      As minhas nunca ficaram assim…
      Tente mudar e veja, caso não consiga me avise que vou tentar descobrir o motivo.
      Boa sorte!
      Abraços

  13. boa tarde Micha, o meu leite de pacote qualhou e e eu coloquei no refratário de vidro tampado e coloquei na geladeira por dois dias hoje quando fui olhar o leite desceu e o soro ficou na parte de cima;derramei o soro e deixei o leite; o cheiro é de qualhada. será que se eu comer vou passar mal?

    • Olá
      Infelizmente não tenho capacidade técnica para te responder esta pergunta.
      Eu particularmente não tomaria, pois o sistema para fazer a coalhada é totalmente diferente do leite de pacote calhar normalmente. Há necessidade do leite chegar a uma certa temperatura, depois ficar abafado para daí chegar a consistência da coalhada.
      Desculpe não poder ajudar.

  14. oi,Micha fiz ontem ás 19:00hs e tirei hoje ás 19:00hs ou seja deixei 24h ficou perfeita bjo Jacqueline

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s