Tags

, ,

 

Hoje é quarta-feria, dia de receita.

Para quem não sabe eu tenho descendência egípcia e, para completar minha sogra é libanesa nata, com isso na minha casa e na casa dos meus familiares sempre tem alguma comida árabe: quibe, mijadra, pão árabe, charuto de repolho, etc.

Quando vou na casa da minha sogra ela faz coalhada para o café da manhã e fica parecendo um iogurte de tão durinha e cremosa, é uma delícia (perdi umas 4 receitas até que a minha ficasse assim, rsrs).

Eu costumo comer com mel (mega gordinha né rsrs) ou adoçante. Já a minha mãe come com pepino, e meu marido come misturada com a comida mesmo: quibe, mijadra, tabule, etc…. que também fica uma delícia.

Depois que a minha sogra me ensinou a fazer, quase toda semana eu preparo em casa. É tão fácil, leve e geladinha que agora no verão cai muito bem pois, além de nutritiva é muito saudável e leve.

Resolvi postar a receita aqui.

Vamos aos ingredientes:

1 litro de leite integral

1 potinho de iogurte natural.

Obs.: notem que o iogurte não pode ser light, ele tem que ser de consistência firme, caso contrário a coalhada ficará mole demais. Tirei foto dos dois iogurtes que uso, tem a venda no mercado, qualquer um dos dois pode ser usado natural ou para coalhada.

clip_image001

Modo de fazer:

Em uma leiteira coloque o leite para ferver, fique de olho e assim que levantar fervura, desligue.

clip_image002

Deixe o leite lá e somente quando você conseguir colocar o dedinho e contar até 10 sem queimar seu dedo, despeje todo leite em um refratário redondo (o segredo da coalhada está aí, o leite não pode estar muito quente, nem morno).

Em seguida pegue o iogurte e com auxilio de uma faca bata ele no próprio pote e logo misture com o leite no refratário.

clip_image003

Mexa um pouquinho com o auxilio da mesma faca, tampe com papel filme ou com a tampa, se o refratário tiver, enrole em um pano de prato e em seguida em um cobertor.

clip_image004

Coloque em um lugar quente e abafado, tipo dentro do microondas, do forno ou dentro da dispensa, o importante é ficar bem abafado.

Faça esta receita preferencialmente a noite, assim no dia seguinte ao acordar você desenrola ele e coloca na geladeira.

Depois de 3 horas de geladeira está pronta sua coalhada.

 

001

 

E aí, quem vai testar esta receita ?

Gente não deu tempo de eu tirar uma foto mais bonita, com a mesa arrumada e tal… ficarei devendo.

Me mandem recadinhos, quero saber o resultado.

bjinhos